Conheça os movimentos e regras do tênis de mesa paralímpico
28 de julho de 2016
A História do Jahu
28 de julho de 2016
Exibir Tudo

O Xadrez é um jogo tão antigo que, durante todos os anos de sua existência, várias foram as histórias associadas a sua origem.

A primeira história que se é contada mundialmente se passa na Índia. Havia uma pequena cidade chamada Taligana, e o único filho do poderoso rajá foi morto em uma sangrenta batalha. O rajá entrou em depressão e nunca havia conseguido superar a perda do filho. O grande problema era que o rajá não só estava morrendo aos poucos, como também estava se descuidando em relação ao seu reino. Era uma questão de tempo até que o reino caísse totalmente.

Vendo a queda do reino, um brâmane chamado Lahur Sessa, certo dia foi até o rei e lhe apresentou um tabuleiro contendo 64 quadrados, brancos e pretos, além de diversas peças que representavam fielmente as tropas do seu exército, a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá.

O sacerdote disse ao rajá que tal jogo poderia acalmar seu espírito e que sem dúvida alguma, iria curar-se da depressão. De fato, tudo o que o brâmane disse acontecera, o rajá voltou a governar seu reino, tirando o a crise de seu caminho.

Era inexplicável como aquilo tudo aconteceu, sendo um único tabuleiro com peças o responsável por tirar a tristeza do rajá. Como recompensa, o brâmane foi agraciado com a oportunidade de pedir o que quisesse. Logo de primeira, ele recusou tal oferta, pois achava que não fosse merecedor de tal proposta, mas mediante insistência do rajá, ele fez um simples pedido. O brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. O rajá chegou a achar graça, tamanha a ingenuidade do pedido.

Entretanto, o humilde pedido do brâmane não era tão humilde assim. Após fazerem vários cálculos de quanto trigo eles teriam que dar para ele, descobriram que seria necessário toda a safra do reino por incríveis dois mil anos para atender ao pedido do sacerdote. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir (espécie de ministro, conselheiro do rajá) do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.

Na verdade, o que o brâmane apresentou para o rajá não foi o jogo de xadrez, foi a chaturanga, uma das principais variantes do jogo de xadrez moderno.

Outra grande possibilidade que se apresenta em diversas histórias sobre a origem do Xadrez, é que Ares, o deus da guerra, teria criado um tabuleiro para testar suas táticas de guerra (que eram bem limitadas, pois Ares nunca foi conhecido por ter tática nas suas batalhas, ele era simplesmente agressivo, atacando sem precisão alguma na maioria das vezes). Entretanto, cada peça do tabuleiro representava uma parte do seu exército, e assim foi, até que Ares teve um filho com uma mortal, e passou para ele os fundamentos do jogo. A partir de então, o jogo teria chegado ao conhecimento dos mortais.

É sabido que entre 1450 e 1850, o Xadrez começou a ter mudanças visíveis em relação ao que conhecemos hoje em dia. Foi nesse período que diversas peças ganharam movimentos que conhecemos atualmente, claro, todos esses movimentos e peças tendo como origem a Chaturanga.

O elefante (o antecessor do moderno bispo) somente podia mover-se em saltos por duas casas nas diagonais. O vizir (o antecessor da dama) somente uma casa nas diagonais. Os peões não podiam andar duas casas em seu primeiro movimento e não existia ainda o roque. Os peões somente podiam ser promovidos a vizir, que era a peça mais fraca, depois do peão, em razão da sua limitada mobilidade.

As regras do Xadrez que conhecemos hoje começaram a ser feitas em 1475, só não se sabe ao certo onde ocorreu esse início. Alguns historiadores divergem entre Espanha e Itália.

Foi neste período que os peões ganharam a mobilidade que conhecemos hoje em dia, que se resume em mover-se duas casas no seu primeiro movimento e tomar outros peões en passant. Nessa época também foram definido os novos movimentos dos bispos e da rainha e, o mais importante, a rainha tornou-se a peça mais importante do jogo, sendo a única capaz de se movimentar para qualquer lado e avançar ou recuar quantas casas quiser. Os movimento das demais peças, juntamente com o resto das regras que englobam todo o Xadrez, só foram formalmente modificadas no meio do século XIX, e tais regras ainda se mantêm até hoje.

tabuleiro

Regras do Jogo Xadrez

Descrição

  • O jogo de Xadrez tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.
  • Jogadores – 2.
  • Peças – 32 peças, 16 brancas e 16 pretas. Sendo que ambas as cores possuem:
  • 2 Torres
  • 2 Cavalos
  • 2 Bispos
  • 1 Dama
  • 1 Rei
  • 8 Peões

Tabuleiro – tabuleiro de 64 casas, claras e escuras.

Objetivo – Impor o xeque-mate ao adversário ou o seu rendimento.

  • Definições

Xeque – Rei sob ameaça de captura.

Xeque-mate – Rei sob ameaça de captura, sem que ele tenha como escapar.

Captura – Determinada peça toma a posição de uma outra peça adversária. Esta é removida da partida.

Histórico da partida – Notação de todas as jogadas feitas em uma partida.

O Jogo

O tabuleiro deve ser posicionado de modo que a 1ª casa a esquerda de cada jogador (casa “a1” para as peças brancas e “h8” para as peças pretas) seja da cor preta. O jogador que estiver jogando com as peças brancas começa o jogo, podendo fazer o primeiro movimento. A seguir, os jogadores alternam jogadas até o fim do jogo.

Movimentação das Peças

Torre – A movimentação da torre se dá somente de forma horizontal (linhas do tabuleiro) ou vertical (colunas do tabuleiro).

Bispo – Esta peça se movimenta somente nas diagonais do tabuleiro.

Dama – Uma dama pode se movimentar tanto na horizontal como na vertical (assim como uma torre) ou nas diagonais (assim como um bispo).

Rei – Se movimenta em qualquer direção mas com limitação quanto ao número de casas. O limite de casas que um rei pode se deslocar é de uma casa por lance. O rei NUNCA pode fazer um movimento que resulte em um xeque para ele.

Peão – O peão somente pode fazer movimentos adjacentes à sua posição anterior, isto é, não pode retroceder. O peão, assim como o rei só pode deslocar-se 1 casa à frente por lance, no entanto, quando o peão ainda está na sua posição inicial, este pode dar um salto de 2 casas à frente.

Cavalo – É a única peça que pode “saltar” sobre outras peças. A movimentação do cavalo é feita em forma de “L”, ou seja, anda 2 casas em qualquer direção (vertical ou horizontal) e depois mais uma em sentido perpendicular.

Nenhuma peça, quando deslocada, pode ocupar uma casa que já está sendo ocupada por outra peça da mesma cor.
Quando a casa de destino de uma peça, quando em movimento, estiver sendo ocupada por uma peça de cor adversária, a peça em movimento efetuará a captura da aversária.

A captura feita por peças do tipo peão só é possível quando a peça a ser capturada estiver deslocada uma linha à frente e 1 coluna a direita ou a esquerda. A captura se dá na diagonal.

Movimentos Especiais

Roque – É um movimento que envolve 2 peças da mesma cor. São elas o Rei e qualquer uma das torres. O roque é feito ao mover o rei 2 casas para qualquer lado na horizontal. Para se fazer um roque é obrigatório satisfazer as seguintes condições:

– O Rei não pode ter sido mexido até o momento do roque. Tem que estar na posição inicial.

– Assim como o Rei, a Torre tambem não pode ter sido mexida, portanto deve estar na sua posição inicial.

– As casas pelas quais o Rei irá passar, não podem estar sob ameaça das peças adversárias.
Não pode haver nenhuma peça obstruindo o caminho onde passarão Rei e Torre.

OBS: Para efetuar o Roque, clique sobre o Rei e clique sobre a posição desejada. O sistema moverá a Torre automaticamente.

roque-xadrez

Captura en-passant – Esta captura é um tipo especial feita por peões. Regras para a captura en-passant:
– O peão a ser capturado deve ter feito o lance inicial de 2 casas.
– O peão que vai fazer a captura, pode fazê-la como se o peão a ser capturado estivesse exatamente 1 casa à frente da sua posição inicial e deslocado 1 coluna a esquerda ou a direita como na captura normal.

anpassant

Promoção de Peões

Um peão, ao alcançar a última linha do tabuleiro (no caso das brancas a linha 8, e no caso das pretas a linha 1) é promovido, o jogador é obrigado a escolher entre uma das seguintes peças para substituí-lo:

– Dama
– Torre
– Bispo
– Cavalo

Vitória

Só existem 2 formas de um jogador vencer. São elas:

– Se o jogador fazer um Xeque-Mate ao adversário.

– Se o adversário desistir da partida.

Na sala ranqueada, ainda um jogador pode ganhar se o seu adversário atingir o tempo limite.

Empates

– Uma partida é considerada empatada quando:

– Um jogador não puder mais efetuar jogadas consideradas legais.

– Um jogador propor o empate e o outro aceitar.

Os jogadores não tiverem mais peças suficientes para dar xeque-mate ao adversário. É considerado material insuficiente:

– O Rei e um Bispo
– O Rei e um Cavalo
– O Rei e dois Cavalos contra um Rei sozinho

Um jogador oferecer xeque-perpétuo.

– Forem feitas 50 jogadas sem captura e sem movimentação de peão.

– Determinada posição ocorrer pela 3ª vez durante uma partida.

Rei Afogado

– O “rei afogado” é uma posição que ocorre em duas circunstâncias ao mesmo tempo:
– O jogador da vez não tem jogadas legais para realizar
– O rei do jogador da vez não está em xeque e não pode movimentar nenhuma peça;
– Quando isto acontece, se diz que o rei está “afogado” e a partida termina em empate.

rei-afogado

Fonte: www.megajogos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *