Conheça os movimentos e regras do tênis de mesa paralímpico

O Tênis de Mesa
28 de julho de 2016
A História do Xadrez
28 de julho de 2016
Exibir Tudo

Por Gabriel Fialho Edição:Ministério do Esporte Fonte:brasil2016.gov.br

O tênis de mesa é uma das modalidades mais tradicionais dos Jogos Paraolímpicos e está presente desde a primeira edição do torneio, em Roma, em 1960. Nas Paralimpíadas, as competições são individuais e por equipes. O Brasil conquistou uma medalha na história, em Pequim 2008, com a prata da equipe formada por Welder Knaf e Luiz Algacir Silva.

As regras são iguais às do tênis de mesa convencional, com exceção do saque para as categorias dos cadeirantes (classes 1 a 5). Neste caso, o sacador deve fazer com que a bola ultrapasse a linha de fundo da mesa, não podendo sair pelas laterais.

Para os mesatenistas paralímpicos andantes (classes 6 a 11), mas sem condições de utilizar o braço livre, esteja ele amputado ou com deficiência para projetar a bola, é permitido usar a mão que segura a raquete para executar o movimento de saque.

As partidas são disputadas em melhor de cinco sets de 11 pontos cada. Se houver empate em 10 x 10, o atleta que abrir dois pontos de vantagem ganha o set. Os movimentos mais usados pelos mesatenistas são o forehand, o backhand e, no caso dos cadeirantes, a bola alta próxima à rede, que dificulta a recepção pelo adversário.

Conheça os movimentos e veja os detalhes do tênis de mesa paraolímpico com os atletas e técnico da Seleção Brasileira:

Entenda as regras e a classificação do esporte paralímpico:

tenis-de-mesa-regras
CREATIVE COMMONS – CC BY 3.0

1 Comentário

  1. O objeto usado para a pratica desse esporte e uma bola e o objetivo principal do futsal e a marcacao de pontos atraves de gols. A instituicao responsavel pelos eventos e pelas regras do futsal e a FIFUSA, Federacao Internacional do Futebol de Salao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *