Lenda do tênis de mesa brasileiro, Biriba vem a Jaú

Jogos Paralímpicos Universitários
2 de agosto de 2017
Brasileiro conquistou dois bronzes, um no individual e outro nas duplas
6 de setembro de 2017
Exibir Tudo

Lenda do tênis de mesa brasileiro, Biriba vem a Jaú

Aos 72 anos, Biriba ainda pratica tênis de mesa no Palmeiras, seu time do coração FOTOS: DIVULGAÇÃO E BEATRIZ ZAMBONATO SANTOS

Nos idos dos anos 1950, um menino paulistano chegou a rivalizar em popularidade com Pelé e Maria Esther Bueno no esporte brasileiro. Seu nome é Ubiraci Rodrigues da Costa, 72 anos, o Biriba, que virá a Jaú neste sábado para prestigiar a primeira edição do Torneio Personalidade Jauense de Tênis de Mesa, organizado pela Associação Jauense de Tênis de Mesa (ATJM).

Biriba conquistou aos 11 anos de idade seu primeiro título sul-americano. A projeção nacional viria em 1958, quando em meio às comemorações dos 50 anos da imigração japonesa no Brasil, bateu dois bicampeões mundiais da modalidade, Ichiro Ogimura e Toshiaki Tanaka, em jogos de exibição no ginásio do Ibirapuera.

Com currículo extenso no esporte, ele acumula em sua carreira mais de 400 troféus e 300 medalhas, e detém todos os recordes de precocidade em títulos paulistas, brasileiros e sul-americanos de tênis de mesa. A fama fez que a Butterfly – maior empresa japonesa no mercado de artigos de tênis de mesa – criasse uma raquete com o nome de Biriba.

Reconhecimento

O evento promovido pela AJTM será realizado amanhã, a partir das 9h, no ginásio poliesportivo do Colégio NIE. A entrada é gratuita, mas os organizadores pedem a colaboração do público com 1 quilo de alimento não-perecível que será doado a entidades assistenciais do Município. Até o fechamento desta edição, cerca de 90 mesa-tenistas haviam se inscrito para disputar o torneio interno.

O homenageado nesta primeira edição será o empresário e mesa-tenista Alcides Bernardi (in memorian), que conquistou resultados importantes para o Município entre os anos de 1930 e 1940. “Dr. Alcides Bernardi era um jogador quando o tênis de mesa ainda se chamava ping pong”, explica a coordenadora e técnica da ATJM, Daniela Bassi. “Ele era esportista em época de grande ascensão da modalidade em Jaú.”

O torneio contará ainda com a presença da mesa-tenista Emiko Takatatsu de Lucena Moreira, descendente de japoneses que durante mais de 20 anos, entre as décadas de 1950 e 1970, conquistou por 14 vezes o Campeonato Paulista Adulto.

Conforme a direção da AJTM, a proposta do Torneio Personalidade Jauense é resgatar e contar a história do tênis de mesa na cidade de Jaú, além de homenagear personagens de destaque na comunidade local, nas áreas empresarial, educacional, esportiva, cultural e política.

Fonte: comerciodojahu.com.br

 

Galeria de fotos do evento

« 1 de 3 »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *